quarta-feira, 31 de julho de 2013

Setup Trading


Um post "da treta" para mostrar como organizo o meu ambiente de trabalho quando faço um jogo. É tão simples quanto isso que podem ver. Tenho o jogo ao lado da ladder, e utilizo apenas a ladder de uma equipa, habitualmente o acontecimento que tem a odd mais baixa.

Pela imagem não dará para perceber, mas no monitor fica tudo grande para evitar cansaço dos olhos. Tenho a resolução do monitor mais baixa do que Full HD, para ampliar tudo. O meu monitor é de 120hz, aconselho a qualquer trader a compra de um monitor com esta frequência. Os olhos e a cabeça agradecem tanto que nem imaginam!

Abraços

sábado, 27 de julho de 2013

Bom arranque


E nem foi preciso esperar muito. Cerca de 5 minutos e a xixa já lá estava dentro, e eu já no mercado a mandar trades devido à fortíssima pressão da odd do Bayern para subir.

Não percebi a razão pela qual o mercado mal reagiu a ausências de Ribery e Neuer, 2 homens chave no Bayern. O primeiro numa forma demasiado forte e com demasiada influência na equipa, o segundo provavelmente o melhor guarda-redes do Mundo (ou para não haver discussão, no top 3).

Pelos vistos acordou tudo no início do jogo e o mercado ficou magro de um lado. Mesmo que não fosse golo do Dortmund, aquela odd do Bayern ia a galope. E eu tentei ao máximo aproveitar a situação conjungando o meu trading com o meu gosto e paixão pelo futebol de alto nível.

Venha a 2ª parte e o resto da época :)

Numa nota final, já sentia saudades deste flow enorme no mercado.
Sei que há quem não concorde, mas diz-me a vasta experiência, quanto mais liquidez mais fácil é fazer-se dinheiro.

Cumps

---------------------------------------------------------------


2ª Parte



E na sequência do que disse linhas acima... liquidez = mais oportunidades. Já estava a prever estas loucuras depois daquele momento em que há 3 golos em 2 minutos. Proponho preços altos ao Dortmund, tendo em conta a tendência descendente e as incidências de tantos golos em tão pouco tempo, e eis que um grande amigo resolve comer 5 preços do Dortmund e corresponder-me dinheiro. Poucos segundos depois disso golo do Dortmund.

Bem, melhor arranque era impossível.

Espero que tenha corrido bem a todos.

Abraço

Let the games begin - 19h30 :)

Os 2 treinadores que mais me marcaram, hoje adversários


Começa hoje oficialmente a época desportiva/trading para mim. E logo com um grande Dortmund vs Bayern, Klopp vs Guardiola, Supertaça Alemã.

Bom arranque a todos, e boa continuação de trabalho para quem já começou ou não parou.

Abraço

terça-feira, 23 de julho de 2013

Segunda análise Pré-Época

Um dos possíveis 11 de Guardiola, mas há muito mais que isso...



Ora a segunda análise tem a ver com o "novo" Bayern Munchen de Guardiola.

Novamente, são jogos pré-época, e na época a sério é que elas valem, mas para já assisto a um 4-1-4-1 demolidor em que vi os jogadores ofensivos a defender mais que a própria linha defensiva! Normalmente acampada no meio campo a ver os companheiros da frente a recuperar bolas.

A troca de bola do Bayern está com uma velocidade impressionante, fazendo lembrar o Barcelona de Guardiola com Etoo, Henry e Messi, Touré, Iniesta e Xavi.

Se isto se verificar durante a época será complicado não justificar odds muito baixas... esperemos que apareçam pontos fracos entretanto.

Primeiro comentário/análise de Pré-Época

De Gea e os erros da sua equipa :D Cliché!


Evidentemente que se torna um pouco ridículo avaliar alguma coisa tendo como base jogos a feijões em que a condição física e outras vertentes pesam.

Mas para já vejo um Manchester United com um novo treinador, mas exactamente o mesmo "problema" da época passada (problema para eles, não para nós). A defesa porta-se mal, aliado à facilidade ofensiva da equipa, o que provoca aquelas reviravoltas da época passada que todos conhecemos bem...

Era tão bom que a pré-época fosse um espelho da "época a sério"... :D

Abraço

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Gosto mesmo de Futebol?



Mais um post "da treta", mas nesta altura do ano é o que há... entre a farra e o descanso típicos desta época venho aqui ao blog escrever umas coisas de vez em quando.

Hoje abordo uma temática curiosa.

Costuma dizer-se que é benéfico trabalharmos na Betfair com um desporto do qual gostamos. E eu concordo, pode tornar o processo muito mais divertido e menos monótono.

Eu gosto de futebol, ninguém tem dúvidas disso e muito menos eu. Mas em "debates" recentes com alguns amigos, entre várias conclusões, conclui que eu gosto mesmo é de "Futebol de Alto Nivel".

Não me peçam para ver um jogo da Libertadores ou da Liga Argentina. Não me peçam para ver um Ossassuna contra o Almeria ou um Rio Ave contra o Setúbal.

Sou franco, não gosto. Para mim o futebol quando não é jogado a alto nível e com alta qualidade fica um desporto secante e penoso de se visualizar. Claro que isto é a minha opinião pessoal.

Desde pequeno que fui habituado a ver jogos do Benfica, Sporting, Porto, grandes equipas da Liga Inglesa na RTP2, Italiana e Espanhola na TVI, Champions League a meio da semana na RTP. Foi com estes jogos que eu cresci. Nunca tive parabólicas nos anos 90 para ver a Segunda Liga Holandesa, como amigos meus tinham.

Se for convidado para ver um jogo de escalões inferiores ao vivo, não vou achar uma seca, vou-me divertir, mas ao vivo há outras situações para se observarem. Agora visualizar um jogo "fraco" na TV ou mesmo trabalhar com ele, não gosto.

No meu trading isto também é reflectido. É evidente que numa Segunda-Feira, se só existe um Valladolid vs Espanhol para se trabalhar, eu trabalho. Mas não trabalho com o mesmo gosto do Man Utd vs Dortmund da Terça-Feira seguinte.

Não conheço os jogadores do Benfica B, nem do Porto B, nem conheço o plantel do Almeria nem do Watford. Nem quero, não me interessa, não aprecio. Podemos então falar duma especialização dentro de outra especialização. E a minha é o futebol de alto nível, das melhores equipas da Europa apenas, porque são as que fazem eu gostar de ver futebol. Se o futebol fosse tudo o resto, nem perdia o meu tempo.

Tento também levar isto para o meu trading, até porque são os jogos com mais liquidez e oportunidades.

Gostarei eu de Futebol?

Secalhar Não, mas Amo o Futebol de alto nível.




segunda-feira, 15 de julho de 2013

A lógica (ou falta dela) de fóruns/blogs de Trading



Contra mim falo, que também tenho um blog sobre trading. Mas queria lançar um tema que julgo ser interessante.

Será que é útil existirem dezenas de fóruns e blogs de trading?

Se por um lado sim, para ajudar os mais inexperientes, por outro lado por vezes estamos a tornar o mercado mais competitivo. Os fóruns e blogs são vistos por milhões de pessoas, embora apenas uma pequena parte participem.

Temos novatos a observar, temos traders mais avançados a observar e até tubarões dos mercados leêm para tirar alguma informação e até contrariar e aproveitar as situações.

Confesso ficar admirado sempre que alguém chega a um fórum ou blog e expõe "in loco" todos os pormenores da sua forma de trabalhar. Não só essa pessoa está a tornar-se num ídolo (inegável), como também está automaticamente a passar certidão de óbito à estratégia que usa, se for algo mais "limitado".

Quem não se recorda da "moda" actual das freebets em odds altas, de andar ao sabor do jogo em lay a quem sofre ataques, etc etc. Tudo porque alguém chegou à internet e expôs a sua forma de trabalhar. Pois eu desejo boa sorte a essa pessoa se não tiver outras perspectivas. Não imaginam a quantidade de e-mails que recebo a questionar se eu trabalho dessa forma, o que também abre outro debate interessante:

O desvio de atenções. Há pessoas que julgam apenas existirem técnicas que estão pela internet, e então toca a ser "copy cat" e fazer exactamente o que viram. E nada mais existe, dá para lucrar assim, então é assim que todos trabalham e não há mais formas de lucro, porque as mesmas nunca foram vistas.

O que quero então dizer com este post? Simples. Acho que toda a partilha de informação tem limites e ninguém pode ser julgado por se conter nas palavras. E concordo que possa ser ingrato apresentar resultados e lucros e depois pouco ou nada falar deles. E é também esse um dos motivos pelos quais raramente apresento esse tipo de posts por aqui. Não vou dizer tudo e não, não vale a pena criar um photoblog com prints do P&L.

Há centenas de informações não prejudiciais que se podem abordar num fórum/blog. Fico estupefacto quando aparece alguém a detalhar exactamente tudo o que faz. O seu ego vai concerteza ficar em altas, porque todos lhe vão agradecer, mas a técnica que apresenta fica automaticamente condenada.

LusoGambler, não sei se ainda lês o meu blog ou se estás por aí, mas podes afirmar como a partilha já te prejudicou no passado. Hoje em dia basta ver o que acontece ao mercado em tais situações que apresentaste.

Tal como basta ver o que acontece a equipas perdedoras com odds altas. Os movimentos que por lá andam graças às famosas "freebets"...

Um post azedo e sério, eu sei, mas apeteceu-me falar disto. Desculpem qualquer coisa.

Abraço


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Betfair, Betdaq, o futuro das exchanges



Época morta de trabalho, infelizmente. Neste verão não tenho a mínima vontade de parar de trabalhar. Sempre que abro o Coupon In Play da Betfair e não há nada de jeito, leia-se, apenas ligas inferiores e a maior parte sem stream, desanimo.

Enquanto não há nada de jeito para comentar, lembrei-me de falar do futuro das exchanges. Não é um tema novo, mas é sempre pertinente.

De um lado da barricada temos uma Betfair gulosa, que cobra 20% semanalmente aos seus utilizadores com ganhos. Mas é onde está todo o dinheiro, infelizmente.

Na Betdaq são cobrados 3% de comissão e não existem taxas premium.

No entanto nestas coisas só costuma haver espaço para um. Se o dinheiro continuar todo na Betfair, é onde vão estar todas as pessoas. E isto não vai mudar da noite para o dia. A Betfair além de ter milhões de clientes, tem um marketing mais avançado. Um inexperiente no assunto vai mais facilmente à Betfair do que à Betdaq. Ou seja, não chega os traders irem todos para um lado. É preciso que as várias pessoas que fazem o mercado migrem.

A minha grande dúvida é quando e se isto realmente um dia vai acontecer? Talvez acontecesse rápido se a Betfair cobrasse ainda mais taxas ou começasse a dar cada vez mais atenção a Sportsbook tradicional (que já lá está há algum tempo).

Se me perguntassem, eu preferia que o trading fosse realizado na Betdaq. Não concordo com as políticas da Betfair, a forma como de um dia para o outro deixam de ter transmissões de jogos sem qualquer justificação, as comissões abusivas, as falhas de servidor nas quais não se responsabilizam por eventuais danos, etc etc.

No entanto, a menos que a LadBrokes (actual detentora da betdaq) não faça algo rapidamente, não estou a ver esta quebra de monopólio desaparecer.

Peço a vossa opinião. Estão satisfeitos com a BEtfair? Gostavam que a Betdaq fosse a exchange com mais clientes?

Para os mais distraídos, informo que podem experimentar o trading com o Geek Toy para betdaq, que é uma versão do melhor software 100% gratuita -> AQUI

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alterações no Futebol e Cobertura = Alterações em Trading



Temos uma nova época pela frente em que ocorrem algumas mudanças.

Já abordei bastante o tema BenficaTV no blog. Como sabem a Premier League passa a ser transmitida este ano neste canal. Também já está confirmado que haverá apenas 1 canal.

Isto significa que se vão perder muitos jogos em comparação à oferta que tínhamos na Sporttv. Não posso dizer que esta situação me agrada, de maneira alguma, mas há que ver o lado positivo das coisas.

Guardiola e Klopp na mesma Liga

Já durante esta época troquei alguns jogos Ingleses pela Bundesliga. Na nova época que aí vem isso irá acontecer ainda mais.

Para mim neste momento, e isso é apenas opinião pessoal, ainda que apoiada por muitos treinadores e pessoas do futebol, a Bundesliga é a melhor liga do Mundo. O ritmo de jogo Inglês está lá, com uma mistura de estilos latinos (Devido à alta importação de Italianos, Espanhóis, Sul-Americanos, etc) e com uma propensão a golos fora do normal.

Esta época temos o melhor treinador do mundo (para mim, claro), Guardiola, no Bayern, e outro treinador que me inspirou, Klopp. Mais uma grande razão para trabalhar Bundesliga.

Mas não ficamos por aqui. Equipas como Schalke 04, Leverkusen, Borussia MB, Wolfsburg, com a incógnita Friburgo e Frankfurt que se qualificaram para a Europa (só para verem a competividade da Liga), são capazes de ganhar a praticamente qualquer equipa Europeia.

É bom recordar que o Schalke 04 ficou em primeiro no seu grupo da Champions esta época, e foi eliminado de forma furtuita (acontece no futebol) pelo Galatasary. Quem viu os 2 jogos sabe do que estou a falar. Como lidaria o Real Madrid com o Schalke? Não sabemos, não sabemos... mas eu sei que não ia ser tão "fácil" como com o galatasaray (e que mesmo assim os fez suar). Até onde poderia ir o Schalke é a questão que se impõe. Para mim podiam ir longe e estar nas meias finais com 3 equipas alemãs. Não me surpreendia.

E o Leverkusen? Lembram-se? Foram eliminados pelo grande Benfica desta época, com 4 bolas aos ferros. Senão não sabemos até onde iriam também.

Tendo em conta todas estas variantes, perspectiva-se uma época em que continuarei a trabalhar a Premier League, a minha liga favorita para trading, mas uma época em que a minha atenção à Bundesliga será ainda maior do que tem sido até aqui.

Cumprimentos